terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tom Zé na Tarrafa Literária Santos

Quarta feira 22, imperdível show do lindíssimo Tom Zé, que junto com o planeta Júpiter aparece para nós, seres terrenos.
De graça! É só levar um livro.
Então até amanhã...lá às 21h. (Passando mal)

Vejam a justificativa ultra-baiana para o clássico "Atoladinha"

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Esotérico







A primeira cidade do país tem admiradores da cultura esotérica que movimentam a cena com bailes ao luar com direito a pé no barro e organzas circulares girando sem cessar. O 1º Evento Holístico e esotérico aconteceu neste fim de semana e eu, claro fui ver o lindíssimo bailarino e amigo Raphael Lopes com seu grupo de Odissi clássico da Rede Hayat Santos.
Até que nem tanto esotérica assim fiz uma prece a Santa Sara.



Só os loucos sabem. Parabéns Aline Benedito e Taísa Lira melhor direção olhar caiçara no Curta Santos. É nóis.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vídeo

CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO
Um documentário sobre publicidade, consumo e infância.

Produtora: Maria Farinha Produções
Direção: Estela Renner
Produção Executiva: Marcos Nisti

Sinopse: "Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?" Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada. Contundente, ousado e real, este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.

FONTE: Instituto Alana.

domingo, 12 de setembro de 2010

Lúdico-Ludus-iludir-ilusión


Hoje sustentabilidade e ecologia foi o eixo do Café Filosófico (todo domingo às 22h cultura).Eles reservaram um bloco para abordar a tão ululante máxima mundial, especialmente nessa nossa brasileira temporada eleitoral e eleitoreira de "que futuro vamos deixar pras nossas crianças".
Tente inverter o que e a quem.
Que crianças vamos deixar para nosso futuro?

Mesmo durante a Idade Média- sempre sinistra no nosso imaginário- deu-se o prazer de brincar. O lúdico é divino.Recolhe-te e brinca (São Tomás de Aquino).
Ora, então brincar seria para todos independendo a idade mas é claro que não sobra tempo para nós sendo adultos em 2010 vivendo a recente conquista da superioridade de áreas urbanas no país. (Descobri isso hoje...temos que voltar a pensar nisso).
Mas e as crianças? O que elas fazem além de brincar?
Sinto lhes informar mas o direito à ludicidade está sendo espremido por uma tendência que vem de muito tempo.

Minha motivação para hoje começar este blog veio do VMA. (Várias vezes por várias inquietações ou regozijos pessoais quis começar um blog, porém hoje juntei fôlego, alinhei a coluna e...nasceu) Graças à Selena Gomez. Nada sei a respeito, aliás, sei que faz filmes da Disney, logo deve ter seu álbum também. O que me prendia na imagem da menina metida num cansativo longo eram os olhos infantis naturais para seus 18 anos , diferente da artificialidade de todo o evento e de seus anfitriões que desfilam segurança, personalidade e muita atitude.

Não que astros mirins sejam exclusividade desses tempos. Lembram da Shirley Temple? O que é exclusivo desses tempos é o comportamento em massa também no período da infância criando consumidores precoces e tiranos.
Não culpo a Selena, o Justin Bieber, a Maísa. Eles não seriam ninguém sem a unilateral e enfadonha perspectiva comercial. E a quanto comercial as crianças de 2010 são expostas diariamente?

Observe a criança mais próxima e não deixe que sua auto estima seja quebrada pelos padrões; Não permita que nasçam sentimentos como preconceito no coração delas;Não ache que elas sejam menos inteligentes que nós adultos. Talvez se tornem tão estúpidas quanto, quando crescerem.