sábado, 25 de dezembro de 2010

A Christmas Carol





Não fui visitada pelos 3 espíritos de Natal, como no conto de Charles Dickens, mas sim pelo último post da Ana Sinhana, que me motivou a deixar a casa com cheirinho de baunilha com o último weekend project. Marmitinhas fofas para toda a família. Sabe aquelas coisas que não conseguem ficar só no plano das idéias.
É difícil reunir todo mundo e essa data é oportuna para agradecer pela vida de cada um e ofertar pequenos mimos.

Minha mãe diz que a meia-noite do dia 31 de dezembro via os fogos pela janela da casinha do morro do São Bento mas não entendia o motivo. Praia,...minha vó dizia que tinha que pagar pra entrar.
Acho que o mínimo que posso dar aos mais velhos de minha família é um pouco de poesia pois a vida foi dura. Imagina só, minha vó ter uma poesia lida e dedicada a ela.

Então dia 23 corri pra escolher uma receita de cookies e comprar os materiais.

Cookies com Gotas de Chocolate e Nozes

Ingredientes:

2 colheres (sopa) manteiga sem sal
1/4 xícara de açucar granulado
1/2 colher (chá) de sal granulado
1 e 1/2 xícara de nozes picadas grosseiramente, levemente torradas

1 xícara de manteiga sem sal
4 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 e 1/2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de sal granulado, mais um pouco extra para polvilhar
1/2 xícara manteiga sem sal, amolecida
2 xícaras de açucar mascavo(com uma colher comprima o açucar no medidor, e encha-o totalmente)
1 xícara açucar granulado
4 ovos grandes
4 colheres (chá) de essência de baunilha
340g de chocolate meio amargo picado grosseiramente

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte uma forma.

Derreta 2 colheres de sopa de manteiga numa panela, em fogo médio, misture 1/4 de xícara de açucar e 1/2 colher de chá de sal e deixe ferver. Ferva por 1 a 2 minutos, mexendo sempre, até ficar marron dourado, misture as nozes, até estar bem misturado. Espalhe em uma forma e asse por 5 minutos ou até tostar. Deixe esfriar.

Derreta 1 xícara de manteiga em fogo médio, e deixe cozinhar, mexendo sempre, até começar a ficar marron e espumante, cerca de 5 a 7 minutos. Reserve.

Numa tigela, peneire a farinha e o bicarbonato e misture 2 colheres de chá de sal.

Em outra tigela, bata 1/2 xícara de manteiga, açucar mascavo e 1 xícara de açucar granulado até ficar bem misturado, cerca de 1 minuto. Acrescente a manteiga cozida e bata por mais 1 minuto. Acrescente os ovos e a baunilha e misture bem. Bata delicadamente os ingredientes secos. Com uma colher misture o chocolate e as nozes.

Leve a massa para descansar na geladeira por 1 hora (ou no freezer por 45 minutos).

Numa forma untada, faça bolinhas com a massa, no tamanho desejado, polvilhe um pouco de sal por cima e asse em forno prá-aquecido a 190°C por 12 a 14 minutos, ou até as bordas ficarem douradas

E ver a Ana-7 anos- que vive e respira poesia me conforta quanto ao futuro afetivo da família.

FELIZ 2011.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Dandara




Usando a música do Maquinado dancei dia 18 de dezembro Dandara. A letra da música é didática e fala o que eu quero dizer. Não adianta mostrarmos manifestações da cultura negra só no mês de novembro. A história negra brasileira não precisa de beneficência e benevolência, de um mês, um feriado. Precisamos de identidade. Enquanto afro brasileiro soar como um eufemismo para preto continuamos com cara de papel pardo esquecido na prateleira de um bazar de bairro.


Dandara: Lúcio Maia

(Ê... Dandara)
Foi esposa e guerreira de Zumbi dos Palmares
(Ê... Dandara)
Junto com ele lutava para livrar os negros da dura vida que levavam

(Ê... Dandara)
Suicidou em 6 de fevereiro de 1694
(Ê... Dandara)
Para não voltar a posição de escrava nunca mais

(Ê... Dandara)
Dandara e Zumbi foram esquecidos de serem mencionados nos livros de história
(Ê... Dandara)
Como os primeiros revolucionários das américas, protegendo Quilombo dos Palmares do império
(Ê... Dandara)
Palmares, o último refúgio e mausoléu desta triste história de amor
E por alguma razão não são considerados heróis entre os brasileiros

Femi Kuti em Santo André




Desde seu anúncio esse show já era o mais esperado presente de Natal.
Foi simplesmente espiritual. Chegamos atrasados para M. Takara 3, e pontualmente para Maquinado. A Nação Zumbi sempre me tira de casa se estão por perto (Maresias, Santos, São Vicente, Santo André...). Primeira vez vendo Maquinado já sei que posso viajar algumas horas que valerá a pena. Dandara , Are you experienced? ...meu sorriso na foto traduz o momento.
Intervalo: DJ Nuts...tá loco. A voz dos marginais...João do Valle, Zé Ketti... Arsenal sonoro.
Femi Kuti: Um pregador, música de fé, de guerra. Fé cega, faca amolada contra as forças que remam contra a justiça. Um príncipe. As meninas dançando e cantando, a banda tocando, e nós chorando.
Let it beat
Let the Afro beat